Noticias

Após três anos, FACAt volta a formar árbitros em Rio Branco

Foto: Assessoria/FACAt

Terminou na quinta-feira, dia 19 de setembro, na cidade de Rio Branco (AC), o Curso de Arbitragem em Atletismo. A qualificação foi realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela Federação Acreana de Atletismo (FACAt), e teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Após três anos, o Acre voltou a receber um curso como o de Arbitragem em Atletismo. Foi preciso muito empenho e esforço da Entidade Acreana para que o curso ocorresse. A ação é parte do planejamento estratégico que tem sido colocado em prática pela nova equipe gestora da FACAt, desde maio de 2018.

Uma das propostas é qualificar os profissionais que trabalham com o Atletismo, seja ele de rua, pista ou campo. Para isso, foi escalado o professor Nilton Cesar Ferst, treinador da CBAt e árbitro internacional Nível II, da IAAF. Com ampla atuação a modalidade e robusto currículo.

A atividade teve o apoio do Centro Universitário Uninorte, Departamento de Esportes da SEE, Serviço Social da Industria no Acre, Universidade Federal do Acre e Associação Desportiva Filhos do Rei, esta última auxiliando com atletas nas demonstrações práticas.

Foto: Assessoria/FACAt

O aluno Afonso Dias Nemetala, por exemplo, foi o destaque da turna. Ele tem sequelas de paralisia cerebral, mas isso não o impediu de participar ativamente do curso, questionando e sugerindo exemplos dentro dos conteúdos ministrados.

Os novos árbitros, após registrados na CBAt, irão atuar nas competições oficiais da FACAt, incluindo provas de rua com a chancela da FACAt, e as de pista e campo, como Torneios e Campeonatos.

Entre os dias 10 e 14 de setembro, Nilton Ferst também ministrou curso na cidade de Cruzeiro do Sul, na área de Treinamento em Atletismo. Ao todo, 12 novos profissionais foram qualificados nas atividades. O curso foi inédito no interior do estado.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário