Noticias

Atletas ganham espaço na Assembleia da Federação Acreana de Atletismo

A Assembleia Geral da Federação Acreana de Atletismo (FACAt) ganhará mais um membro até o início de 2019: trata-se do representante dos atletas. Um ajuste no Estatuto Social da entidade reformulou as condições para que o público-alvo da entidade possa discutir, com voz e voto, as medidas a serem adotadas no âmbito do Atletismo Acreano.

A decisão de atualizar o Estatuto Social da Federação Acreana de Atletismo, à pedido da Diretoria da FACAt, foi aprovada nesta segunda-feira, dia 24, durante reunião do colegiado com os representantes de clubes e associações com cadeira na Assembleia Geral, instituição máxima dentro da instituição. A aprovação foi por unanimidade.

O Estatuto Social já permitia a participação de atletas na Assembleia, mas os critérios não foram alcançados por nenhum dos atletas registrados na FACAt. A decisão, portando, segundo o presidente em exercício da FACAt, João Renato Jácome, vai ajudar na construção da política de gestão que a Federação está adotando desde o mês de agosto.

“Foi uma decisão acertada. A Diretoria fez a proposta e houve êxito na aprovação da pauta. Foi unanime o entendimento de que dialogar com a presença dos atletas é essencial ao nosso crescimento. Atualizar o estatuto é aprimorar as regras, as ações da gestão, e isso é pilar importante no modelo de Governança que o professor João, nosso presidente, está instalando no Atletismo Acreano”, comentou.

Gestão transparente: contas da FACAt são aprovadas

O zelo com os recursos financeiros e estruturais do Atletismo Acreano se mostrou efetivo quando a Assembleia Geral da FACAt aprovou, sem ressalvas, as contas da instituição, referentes aos anos de 2017 e 2018, sendo, neste último período, os balancetes lavrados entre janeiro e agosto, quando da gestão do professor Afonso Alves da Silva, que renunciou ao comando da FACAt.

Inicialmente, as contas não estavam na pauta, mas a pedido da Diretoria, os demonstrativos financeiros e administrativos foram colocados à observação do Colegiado, que aceitou incluir na pauta, discutir e deliberar sobre a questão. Uma das justificativas para isso foi a necessidade de publicar os documentos no site da FACAt, seguindo a Legislação.

Planejamento Estratégico: um trimestre de avanços

Entre as pautas da Assembleia Geral Extraorinária, a Diretoria da FACAt apresentou o planejamento estratégico de ações para os próximos três meses, tendo como medida urgente a filiação de atletas de pista e campo, e, ainda, dos corredores de rua, como forma de fortalecer a representação da FACAt.

A medida, segundo o representante da Associação Desportiva Estrelinha, Elliton Batista, é essencial para o desenvolvimento positivo da modalidade no âmbito do estado. “Nos agrada ver que a Federação de Atletismo está preocupada em corrigir erros cometidos no passado. Saímos daqui com o sentimento de dever cumprido e de estar ajudando o Atletismo do Acre”, pontou.

Desde o início do mês, a FACAt está visitando escolas e grupos de atletas para incentivar o cadastro. Foi lançada a campanha “Atleta registrado tem identidade”, uma forma de explicar aos praticantes do atletismo a importância e os benefícios de ser atleta registrado e em dias com a federação.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário